05 abril, 2008

Comboio Nocturno para Lisboa




















Editor: Dom Quixote
ISBN: 978-972-20-2983-4
Páginas: 424
Colecção: FICÇÕES

Depois de ter permanecido durante 140 semanas na lista dos livros mais vendidos na Alemanha, com 2,5 milhões de exemplares vendidos e traduzido para 15 línguas, Nachtzug nach Lissabon foi finalmente publicado em português.
"Um sucesso inesperado", segundo o próprio autor, o suíço Peter Bieri, que assina a obra com o pseudónimo literário Pascal Mercier.

Peter Bieri nasceu em Berna em 1944 e actualmente vive na Alemanha. Filho da pequena burguesia, muito cedo decidiu que não queria para ele o tipo de vida que os homens da casa levavam.

A história começa numa manhã chuvosa, uma mulher prepara-se para saltar de uma ponte, em Berna. Raimund Gregorius evita que ela o faça. A mulher depressa desaparece, mas antes escreve um número de telefone na testa deste professor míope, que mais tarde e por acaso, descobre um livro de um autor português, Amadeu Inácio de Almeida Prado, intitulado "Um Ourives das Palavras".

Raimund é, desde há muito tempo, professor de latim e grego, o que já o entusiasma tão pouco como o seu casamento, já em estado de desagregação.

Aprende português e, uma noite, sem conseguir explicar porquê, entra num comboio para Lisboa para descobrir a real história de Amadeu Almeida Prado, médico, que morreu 30 anos antes, em 1975, pouco depois da Revolução dos Cravos, "numa descoberta do outro que acaba por ser uma descoberta de si próprio".

Almeida Prado era filho de um austero juiz, com um sério problema físico, que se suicida durante a ditadura salazarista e que seguiu a carreira de médico por indicação do pai.

Amado pelos pobres que atendia de graça no seu consultório, passa a ser rejeitado pelo povo no dia em que aceita tratar o "Carniceiro de Lisboa", assim conhecido por ser chefe da polícia política.

Amadeu integra a resistência contra o regime de Salazar e morre pouco depois da revolução, aos 50 anos.


Lisboa torna-se para Raimund Gregorius o local de todas as revelações: dos mistérios da vida humana, da coragem, do amor e da morte.

Para além de Lisboa, Coimbra, Almada, Esposende, Viana do Castelo, Galiza e Salamanca são outros lugares percorridos por Raimund nesta viagem de autodescoberta, neste livro sobre a identidade.

É um livro excepcional. Que se lê de um fôlego.

Sem comentários:

Enviar um comentário