23 setembro, 2008

Peter Zumthor em Lisboa

PETER ZUMTHOR
EDIFICIOS E PROJECTOS 1986-2007

A exposição integrada no WARM-UP EXPERIMENTADESIGN LISBOA 2009, vai estar patente na LX FACTORY, de 7 de Setembro a 2 deNovembro


Photo: Miro Kuzmanovic/miromedia.net images


"Abordando de forma sistemática o trabalho de um dos mais importantes nomes da arquitectura contemporânea, Peter Zumthor: Edifícios e Projectos 1986-2007 incide sobre o processo criativo e a complexa relação deste arquitecto com o tempo, os lugares, os ambientes e os habitantes dos seus projectos. É uma viagem imersiva e intensa à sua obra, um revelar subtil do seu modo de pensar e fazer arquitectura. Apresentada em Lisboa na LXFactory, num edifício industrial centenário, local escolhido pelo próprio Peter Zumthor, a adaptação do desenho da exposição foi efectuada por Thomas Durisch que nos propõe um percurso que utiliza o edifício principal e parte do edifício adjacente.

(...)
Peter Zumthor é um criador raro, único. No seu olhar e na forma como exerce a sua arquitectura, na contenção e profundidade dos seus gestos. Desenhando num movimento e ritmo próprios, sentimos em cada uma das suas obras o tempo que as guiou e o tempo que nelas existe e que lhes pertence. Citando Fernando Pessoa, poeta que Zumthor bem conhece, apetece dizer “Demora o olhar, e esquece que demoras o olhar...”.

Guta Moura Guedes

Sem comentários:

Enviar um comentário