14 fevereiro, 2009

Niki de Saint Phalle: Joie de Vivre


De 24-01-2009 a 24-05-2009, no Fórum Eugénio de Almeida, em Évora , pode ser visto um conjunto de 13 esculturas e 30 serigrafias de Niki de Saint Phalle (1930-2002), um nome emblemático do Pop Art e do Novo Realismo. A artista francesa foi escultora, pintora, arquitecta, modelo fotográfico, actriz, teatróloga, cenógrafa, estilista e designer.

Fez parte do grupo dos novos realistas, criado em França na década de 60 do séc. XX, e foi, segundo a crítica especializada, a intermediária entre os movimentos avant garde americano e francês.

A exposição está dividida em 3 núcleos: Love / Amor; Tarot Garden /Jardim Tarot e California Diary / Diário da Califórnia e nasce de uma parceria entre a Fundação Eugénio de Almeida e a Niki Charitable Art Foundation, sediada na Califórnia. A exposição é comissariada por Stefano Cecchetto, curador internacional, em colaboração com Bloum Cardenas, neta da artista.

"Nesta exposição inédita mostram-se esculturas e gravuras de um dos mais emblemáticos nomes da Pop Art e do Nouveau Réalisme. Alegria, vigor e uma energia quase telúrica emanam destas obras como uma respiração. São peças vivas, que exaltam o Amor, a Liberdade e a Mulher. Que falam das transformações interiorese dos labirintos do inconsciente. E também do bem e do mal, do riso, da ternura, do medo… O universo de Niki de Saint Phalle, construído a partir das suas paixões e inquietações, é feito de linhas e formas sinuosas, iluminado por cores explosivas e transbordante de humor."

Sem comentários:

Enviar um comentário