01 junho, 2009

BORDALIANA - Exposição de Joana Vasconcelos



A Fundação PLMJ apresenta a exposição “Bordaliana”, de Joana Vasconcelos, a inaugurar no dia 28 de Maio, às 18H30. Patente até 11 de Julho, de 5ª feira a Sábado, entre as 15H00 e as 19H00, no Espaço Fundação PLMJ, em Lisboa.


Nesta exposição reúne-se, pela primeira vez, o núcleo de trabalho que Joana Vasconcelos dedicou, nos últimos anos, às faianças artísticas Bordalo Pinheiro. [...]
Uma das imagens de marca de Joana Vasconcelos é o revestimento de objectos com peças de croché, quase sempre adquiridas em mercados de rua. Em 2005, a artista combinou esta prática com o interesse pelas faianças artísticas Bordalo Pinheiro, jóia da história cultural do nosso país e elemento fundador do imaginário nacional moderno. Assim, centrou-se nas representações de animais idealizadas por Bordalo Pinheiro, como o sapo, o sardão, o caranguejo, as cabeças de cavalo e de burro ou, até hoje nunca fabricadas, a lagosta e a vespa. Cada um tratado à sua maneira, com padrões e tons diferentes mas elaborados segundo as características formais que os distinguem, os trabalhos recriados por Joana Vasconcelos instituem-se em repositório de memórias e saberes e homenageiam um dos génios criadores que Portugal conheceu.


Sem comentários:

Enviar um comentário