27 março, 2010

Prémio Agustina Bessa-Luís para Raquel Ochoa

Raquel Ochoa, autora de 29 anos, venceu o Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís com o romance A Casa-Comboio.

O Prémio Agustina Bessa-Luís, destinado a obras inéditas de escritores com menos de 35 anos, esteve aberto a concurso no ano passado mas não foi atribuído devido à “falta de qualidade das obras a concurso”.

O enredo deste primeiro romance vencedor “baseia-se na aventura de uma família indo-portuguesa, originária de Damão, que sobrevive e se adapta à turbulenta História mundial do último século, evocando uma saga nos tempos em que a Índia longínqua era portuguesa. Quatro gerações habitam Nagar-Aveli, Damão e, por fim, Lisboa. Uma casa é abandonada para sempre. Este romance histórico é baseado num relato verídico”.

Mais informação no Público e textos da autora para ler no seu blogue,O mundo lê-se a viajar

in Os Meus Livros



Sinopse
Uma família indo-portuguesa. Um século de história. Quatro gerações que evocam 450 anos de aventura mítica, nos quais a Índia longínqua era portuguesa. Em pano de fundo, a partida, o acaso e a sorte de quem se vê constantemente obrigado a fazer as malas, o desenraizamento, a inquietação, o inesperado, a imprevisibilidade dos destinos que se cruzam. A imagem dada pelo título é elucidativa: uma casa em movimento. Uma beleza poética singular. Uma verdadeira revelação.

Sem comentários:

Enviar um comentário