13 junho, 2010

Isabel Soveral – Le Navigateur du Soleil Incandescent

Le Navigateur du Soleil Incandescent / quatrième lettre de Isabel Soveral teve a sua estreia absoluta no Sábado, 12 de Junho, inserida no programa do Cascais Days / Dias de Cascais – Miso Music 25.
Le Navigateur du Soleil Incandescent /quatrième lettre é uma peça para flauta, clarinete, piano, violino, violoncelo & electrónica, sendo interpretada pelo Sond’Ar-te Electric Ensemble, dirigido por Pedro Neves.
Sobre a obra fica um texto escrito pela compositora:

O texto Le Navigateur du Soleil Incandescent ,de Al Berto, articula-se na conjugação dois planos emocionais: um melancólico, bastante lírico, em que Al Berto retrata o amor, a saudade do amor, a fantasia de uma saudade; e outro, em que Al Berto retrata a solidão: a solidão em Al Berto é a solidão do terror, o estado de revolta e de desespero. É neste plano que aparece o seu texto mais autobiográfico.
Do texto original, trabalhei com o poeta uma sequência de fragmentos, que articulados de forma cronológica em relação ao texto inicial, dão forma ao enredo do ciclo no qual se inclui esta obra: Le Navigateur du Soleil Incadescent /quatrième lettre para grupo de câmara e sons electrónicos. Resulta uma sequência de monólogos, em que o personagem, o Navegador, se entrega ao desespero/melancolia da ausência de um amor que o salve do seu destino solitário.

Isabel Soveral
in http://ideias-soltas.net/2010/06/11/isabel-soveral-le-navigateur-du-soleil-incandescent-em-estreia/

Sem comentários:

Enviar um comentário