22 julho, 2010

Iniciativas paralelas no FMM, Sines

Sábado, começa a Feira do Livro e do Disco, uma parceria entre a Câmara Municipal de Sines, a livraria a das artes e a loja VGM. A primeira fase da feira decorre entre 24 e 27 de Julho, na Casa Preta do Centro de Artes de Sines, nos horários 11h00-19h00 e 21h30-23h00.

Durante estes primeiros dias, a feira tem várias iniciativas de animação. No sábado, 24 de Julho, às 19h00, o Bica Teatro apresenta “Karingana Reggae”, um espectáculo com contos dos países de língua portuguesa. Segunda-feira, dia 26, às 17h30, realiza-se uma sessão de contos de todo o planeta, com Ana Lage. No mesmo dia, às 21h00 e às 23h00, acontecem jam sessions Club 33, iniciativa da Associação Pro Artes integrada no Programa de Regeneração Urbana de Sines.

Ainda no sábado, 24 de Julho, às 10h00, no relvado junto ao Laboratório de Ciências do Mar (Av. Vasco da Gama), o Teatro do Mar apresenta o espectáculo de teatro de bonecos para a infância “O Pincel Mágico”, baseado no conto tradicional chinês “Ma-Liang”. É uma iniciativa integrada no Programa de Regeneração Urbana de Sines.

Numa parceria entre a Câmara e a livraria a das artes, acontecem dois encontros com escritores. No dia 26 (segunda-feira), visita-nos Mário de Carvalho e, no dia 27 (terça-feira), valter hugo mãe. Ambas as sessões decorrem na esplanada da Casa Preta do Centro de Artes, às 18h30.

A primeira fase do ciclo de cinema documental está marcada para entre 24 e 27 de Julho, com projecções nocturnas na esplanada da Casa Preta do Centro de Artes de Sines. Os filmes a projectar entre sábado e terça-feira são os seguintes: “Ao encontro das músicas do mundo em Sines”, de Paulo Nobre (24 de Julho, às 21h30); “Excursão”, de Leonor Noivo, e “Visita Guiada”, de Tiago Hespanha (25 de Julho, às 21h30); “A casa que eu quero”, de Joana Frazão e Raquel Marques (26 de Julho, às 22h00); “Canto da Terra d’Água”, de Adriano Smaldone e F. Giarrusso, e “O lago”, de André Marques (27 de Julho, às 21h00).

Os primeiros ateliês para crianças dos 6 aos 12 anos decorrem no Auditório do Centro de Artes, nos dias 26 e 27 de Julho, às 11h00, com o grupo timorense Galaxy.

No dia 27 de Julho acontecem as iniciativas da extensão de Sines do Festival Escrita na Paisagem, um projecto Escrita na Paisagem / Colecção B / Câmara Municipal de Sines. Às 19h30, no Centro Histórico de Sines, Elliot Mercer, bailarino e coreógrafo norte-americano, com Márcio Pereira & Amigos, faz uma homenagem ao grupo de bailarinos Judson Dance, que revolucionou a dança contemporânea. Às 22h30, no Auditório do Centro de Artes de Sines, há música electrónica improvisada pelo grupo PGT – Pender, Garton, Taylor + Convidados.

Quem visitar o Centro de Artes de Sines e o Centro Cultural Emmerico Nunes pode também visitar, todos os dias, entre as 14h00 e as 20h00, a exposição “A Secreta Vida das Palavras”, que tem como ponto de partida a relação de Al Berto, poeta de Sines e do mundo, com as imagens. Comissariada por João Pinharanda e reunindo obras de alguns dos mais consagrados e promissores artistas contemporâneos portugueses, a exposição estará patente até 25 de Setembro. É uma parceria e co-produção entre a Câmara Municipal de Sines e o Centro Cultural Emmerico Nunes.

No dia 28 de Julho começam os concertos no Castelo e na Avenida Vasco da Gama e continua o programa de iniciativas paralelas.

Todos os detalhes disponíveis no site oficial do FMM

Sem comentários:

Enviar um comentário