01 outubro, 2010

Res Publica - Espectáculo de Rua

Teatro do Mar apresenta Res-Pública
em co-produção com a Escola de Artes de Sines

Espectáculo de rua com mais de 250 Figurantes, Actores e Músicos
Centro Histórico de Sines | 4 de Outubro | 22h


Para assinalar os 100 anos da Instauração da República, o Teatro do Mar, em parceria com a Escola de Artes, produz um espectáculo de rua de grandes dimensões, com carácter multimédia, que funciona como um passeio alternativo pelo centro histórico da cidade. O público poderá percorrer aleatoriamente os diferentes espaços, de forma a construir a sua própria leitura dos acontecimentos. Todas as cenas funcionam em simultâneo e com repetição contínua das acções, de modo a permitir a distribuição do público pelas diversas estações do Res-Pública. No final, um cortejo festivo conduzirá todas as personagens e público para o castelo, onde terá lugar o desfecho do espectáculo.


No labirinto das ruas da cidade, perdem-se no esquecimento as memórias de acontecimentos que se foram sobrepondo ao longo da passagem dos dias.
Aqui, sobre a falésia, onde acaba a terra e o mar começa, um homem sozinho percebe não valer nada frente ao infinito do horizonte.
Só com a partilha de sonhos e vontades, os caminhos se foram rasgando na rocha, até esculpir esta encruzilhada de pedra e cal, onde nasceu e cresceu um povo que, de olhos postos no mar, sonhou para lá do limite das águas e chegou ao outro lado do mundo.
Muitos ali chegaram para partilhar a viagem…
Mas no caminho dos sonhos foram-se erguendo muralhas, construídas com estilhaços da pedra esculpida de magníficos templos antigos, para impor limites e dominar a vertiginosa vontade dos Homens.
Uma fortaleza de arrogância e de medo foi-se perpetuando ao longo de séculos. Até que no dia 5 de Outubro de 1910, a um sinal do telégrafo que tornara o mundo mais pequeno, chega a notícia de que na capital, o povo tinha saído à rua, feito uma revolução, e que a partir daí a Res (a coisa), que era a cidade e o mundo, seria finalmente pública, (do povo)!

Sem comentários:

Enviar um comentário