15 julho, 2011

Música na Arte: 3 Exposições

Convite8.gif


No âmbito de uma parceria entre o Centro de Artes de Sines e o Centro Cultural Emmerico Nunes, são apresentadas três exposições de fotografia que exploram diferentes abordagens ao universo da música.
No Centro de Artes (foyer -1) é apresentada a mostra “Panis et Circensis”, que reúne trabalhos de quatro fotógrafos. A relação entre arte e música, paisagem e sonoridade, são alguns dos binómios que ocorrem do diálogo que André Cepeda articula entre a prática de artista e de músico; o registo da tour de uma banda de jazz realizado por António Júlio Duarte questiona a história da fotografia dita documental, no sentido de que o seu registo não é um olhar exterior mas antes uma colaboração íntima, ou parte integrante, dessa mesma partitura improvisada; o ensaio visual de Carlos Lobo, composto por imagens de várias proveniências, propõe a aproximação entre os actos revolucionários políticos e as congregações sociais que os concertos e a música provocam; os ambientes e vivências quePatrícia Almeida encontra nos festivais de música remetem para rituais remotos da nossa presença e convivência no mundo.
As exposições “OPERA”, de Augusto Alves da Silva, e “TNSC A Prospectus Archive”, de Paulo Catrica, apresentadas no Centro de Artes (sala principal) e no Centro Cultural Emmerico Nunes, respectivamente, resultam da encomenda que o Teatro Nacional de S. Carlos e a Fundação EDP fizeram a vários fotógrafos para realizarem um levantamento das instalações do único teatro de ópera do país.

Sem comentários:

Enviar um comentário